Projetos Erasmus terminados

Intercâmbios

Be Green é um intercâmbio financiado pela Agência Nacional Juventude em Ação através do programa Erasmus+, destinado a jovens com menos oportunidades com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos. O objetivo foi trabalhar com jovens os temas ambiente, ação climática, herança cultural e inclusão.

 

Durante 10 dias, os jovens debateram as questões ambientais, a redução do uso de plástico, o uso de materiais reutilizáveis, incentivo à reciclagem, preparação de atividades culturais, troca de experiências e aprendizagem mútua. Este intercâmbio incluiu o apoio de dez parceiros e mostrou aos participantes o que ocorre no nosso planeta, em Portugal e mais concretamente em Esposende para que os jovens compreendam que têm o poder nas suas mãos, o poder de fazer a mudança acontecer nos seus lares, comunidades, cidades…

 

Os jovens são agentes de mudança e é importante que compreendam que é preciso agir para garantir a sustentabilidade do planeta. Como slogan deste intercâmbio adotamos uma das frases de Gandhi: “Be the change you want to see!”

 

Visita de Planeamento Prévia: 6 e 9 de março de 2019 em Apúlia, Esposende.
Intercâmbio: de 14 a 23 de maio de 2019, em Apúlia, Esposende.
Para saber mais: visite o site do Be Green e o Facebook Be Green


Vídeo intercâmbio Be Green recebe o Prémio Projeto Inspirador 2019, entregue pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação:

 

 

Vídeo realizado pelos participantes portugueses:

Veja aqui o Booklet:

Booklet

O projeto Hands4You foi um intercâmbio de jovens dinamizado no âmbito do Programa Erasmus+. Foi destinado a jovens com menos oportunidades, entre os entre 14 e 17 anos e realizou-se entre os dias 3 e 13 de dezembro, de 2019.

 

Participaram cinco organizações: de Portugal, o Colégio La Salle Barcelos e o Colégio São Caetano de Braga; de Itália, o La Salle Solidarietà Internazionale ONLUS e PRO.DO.C.S.; de Espanha a Asociación Estrella Azahara; da Croácia, Europerspektiva e do Reino Unido a MEH – Merseyside Expanding Horizons.

 

O projeto pretendia promover a educação com base nos direitos humanos, através da criação e desenvolvimento de diversas atividades de voluntariado, direcionadas aos jovens participantes, com foco na diversidade cultural e na cidadania ativa.

O projeto YES – “Youth Exchange for Solidarity” foi um intercâmbio promovido pela SOPRO no âmbito do Programa Erasmus+, que envolveu mais quatro organizações de diferentes países: Itália (Associazione Sikanie); Espanha (Asociación Estrella Azahara); França (Ensemble Scolaire Saint Joseph Toulouse) e Grécia (Responsible Citizens).

 

 

O intercâmbio destinou-se a jovens com menos oportunidades entre os 14 e os 18 anos e realizou-se em Barcelos e Braga, de 18 a 25 de junho de 2017, envolvendo 30 participantes e 8 líderes juvenis.

 

O YES teve como objetivos o desenvolvimento de competências, como a participação ativa, cidadania e de transformação da atitude perante o percurso escolar através das ferramentas universais e atrativas do desporto e do voluntariado.


Outros projetos Erasmus+ da SOPRO terminados

O projeto europeu VIDA YOUTH, dinamizado no âmbito do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia, teve como foco a prevenção da violência no namoro entre os jovens. Decorreu entre 01 de setembro de 2016 e 30 de agosto de 2018 e resultou de uma parceria entre entidades de vários países: Portugal – SOPRO; Espanha – MAD | UCAM; Itália – Tender | Associazione Culturale Communia, Grécia – Responsible Citizens; Chipre – Eurosuccess; e República Checa – Komunikujeme.


O projeto YORIE – Young and Old for Regional Identities in Europe (2013 – 2015), resultou de uma parceria internacional entre entidades de distintos países europeus (Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia e Turquia), no âmbito do Lifelong Learning Programme e Programa Grundtvig da Comissão Europeia.

O projeto tinha como objetivo promover e potenciar a construção de uma identidade europeia baseada na reemergência das identidades regionais, sustentando esse trabalho no apoio intergeracional para o desenvolvimento pessoal de jovens adultos. A par disto, o projeto tem como objetivo proporcionar a aquisição de competências essenciais em ambientes não-formais e informais, como um caminho não-tradicional orientado para a educação e o emprego.

O Erasmus+ é um programa gratuito, de acesso livre e universal destinado para qualquer jovem dos 13 aos 30 anos, simples e fácil, desburocratizado através de ferramentas inovadoras, transparente nos procedimentos, justo na avaliação, rigoroso na implementação e próximo das pessoas através de visitas pedagógicas e auditorias.

Skip to content