Banco de manuais e material escolar

A SOPRO apoia anualmente, mais de uma centena de famílias com manuais e material escolar, possibilitando o acesso à educação através de uma rede de partilha que fomenta a solidariedade e a reutilização.

O Banco de Manuais e Material Escolar da SOPRO destina-se a apoiar famílias, escolas, IPSS e associações de solidariedade, através da troca gratuita de manuais escolares. Para os casos referenciados, a SOPRO garante um kit de material escolar adequado ao ano escolar do estudante.

O Banco de Material Escolar (BME) da SOPRO permite que as crianças e jovens barcelenses de famílias vulneráveis tenham acesso a manuais e materiais escolares gratuitos, esbatendo assim desigualdades existentes a nível escolar e promovendo uma escola mais inclusiva. O BME assume-se como um projeto de apoio às famílias no que concerne aos encargos escolares, tornando-se tanto um potenciador da escolarização como um promotor de enormes benefícios ecológicos e económicos, pois promove a reutilização dos manuais, permitindo uma enorme poupança de recursos e minimizando o desperdício ambiental.

O Banco de Manuais e Material Escolar está disponível, durante todo o ano.

Candidaturas para o Kit de Material Escolar

Para garantir a sustentabilidade do Banco de Manuais e Material Escolar da SOPRO as doações de manuais e material escolar novo e/ou usado em boas condições de ser reutilizado, é fundamental. Os manuais escolares atuais em Portugal são disponibilizados para os estudantes portugueses. Os manuais em bom estado, mas que já não podem ser usados em Portugal, são enviados para Moçambique. Todo o material que não possa ser reutilizado é enviado para reciclagem e o valor desta será para adquirir material escolar novo para doar aos Afilhados da SOPRO em Moçambique.

- Comprovativos de todos os rendimentos auferidos – vencimentos, bolsas, subsídios, apoios, etc.

- Comprovativos de despesas fixas mensais – rendas, empréstimos bancários, água, eletricidade, farmácia, educação, transportes, comunicações, etc.

- Cartão de cidadão de todos os elementos do agregado – ou outro documento de identificação;

- Declaração de IRS;

- Comprovativo do IEFP de desemprego – se aplicável.

A população do Concelho de Barcelos é prioritária na atribuição de manuais e material escolar. Agrupamentos de Escolas, IPSS e outras Associações são também apoiadas neste projeto.

Para entregar o seu material e/ou manuais escolares, novos e/ou usados deverá dirigir-se ao Espaço Solidário da SOPRO.
Skip to content