Projetos Erasmus +

O projeto Dare to Create é um intercâmbio de jovens, financiado pela Agência Nacional Juventude em Ação através do programa Erasmus+, orientado para jovens marginalizados e com menos oportunidades, entre os 18-30 anos.

O intercâmbio tem como principal objetivo a promoção da reflexão crítica para as questões da igualdade de género e a capacitação dos jovens para a adoção de atitudes e práticas mais igualitárias.

Para tal serão utilizados recursos como a cultura, as tradições e ainda diversas formas expressivas no campo das artes. As várias dinâmicas e atividades apelam à criatividade dos participantes e serão desenvolvidas através de metodologias de educação não formal.

O projeto juntará, em 2021, 40 participantes (todos os géneros, entre 18 e 30 anos) e 8 líderes (sem limite de idade) de 7 diferentes países europeus (Portugal, Croácia, Itália, Grécia, Noruega, Roménia e Espanha).

O Erasmus+ é um programa gratuito, de acesso livre e universal a qualquer jovem dos 13 aos 30 anos, simples e fácil, desburocratizado através de ferramentas inovadoras, transparente nos procedimentos, justo na avaliação, rigoroso na implementação e próximo das pessoas através de visitas pedagógicas e auditorias.

O projeto VOICES é um intercâmbio de jovens, financiado pela Agência Nacional Juventude em Ação através do programa Erasmus+, que surge da preocupação de trabalhar e sensibilizar os jovens para questões relacionadas com as desigualdades de género.

A SOPRO foi percebendo ao longo do seu trabalho com questões relacionadas com a Igualdade de Género que cada vez mais os jovens sentem que a violência nos relacionamentos está a ganhar um maior destaque nas suas vidas, não apenas por causa da prevalência alarmante e das suas consequências na saúde física e mental, mas também porque ocorre num estágio das suas vidas em que os relacionamentos românticos estão a ter início podendo assim deixar marcas duradouras no seu desenvolvimento pessoal.

Assim a SOPRO pretende através deste intercâmbio, promover e consciencializar os jovens participantes e os respetivos líderes para questões relacionadas com a Igualdade de Género.

Este projeto é voltado para jovens com menos oportunidades, caracterizados por serem marginalizados e terem dificuldades sociais, económicas, educacionais e / ou sociais. O projeto juntará, em 2020, 35 participantes (todos os géneros, entre 18 e 30 anos) e 7 líderes (sem limite de idade) de 7 diferentes países europeus (Portugal, Espanha, Grécia, Reino Unido, Turquia e Itália).

Skip to content