PROJETOS ERASMUS+ TERMINADOS

Nesta página apresentamos os diferentes projetos Erasmus+ terminados, que foram promovidos pela SOPRO.

 

 

Be Green é um intercâmbio financiado pela Agência Nacional Juventude em Ação através do programa Erasmus+, destinado a jovens com menos oportunidades com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos. O objetivo foi trabalhar com jovens os temas ambiente ação climática, herança cultural e inclusão.

 

Durante 10 dias os jovens debateram as questões ambientais, a redução do uso de plástico, trocar materiais reutilizáveis e incentivar a reciclagem, preparação de atividades culturais, troca de experiências, aprendizagem mútua. Este intercâmbio contou com o apoio de dez parceiros e mostrou aos participantes o que já está a acontecer no nosso planeta, em Portugal, nomeadamente em Esposende para que os jovens compreendam que têm o poder nas suas mãos, o poder de fazer a mudança acontecer nos seus lares, comunidades, cidades… Os jovens são agentes de mudança e é importante que compreendam que é preciso agir para garantir a sustentabilidade do planeta. Como slogan deste intercâmbio adotamos uma das frases de Gandhi: “Be the change you want to see!”


Visita de Planeamento Prévia: 6 e 9 de março de 2019 em Apúlia, Esposende.
Intercâmbio: de 14 a 23 de maio de 2019​, em Apúlia, Esposende.
Para saber mais: visite o site do Be Green e o Facebook Be Green

 


Vídeo intercâmbio Be Green recebe o Prémio Projeto Inspirador 2019, entregue pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação:




Vídeo feito pelo grupo de participantes portugueses:


 


Be Green Booklet:

 


logo hands4you

 

O projeto Hands4You foi um intercâmbio de jovens dinamizado no âmbito do Programa Erasmus+, destinado a jovens com menos oportunidades, entre os entre 14 e 17 anos que se realizou entre 03 e 13 de dezembro de 2019 envolvendo mais cinco organizações de diferentes países: Colégio La Salle Barcelos | Colégio São Caetano de Braga; (Portugal); De La Salle Solidarietà Internazionale ONLUS | PRO.DO.C.S. (Itália); Asociación Estrella Azahara (Espanha); Europerspektiva (Croácia); MEH – Merseyside Expanding Horizons (Reino Unido).

 

O projeto pretendia promover a educação com base nos direitos humanos, através da criação e desenvolvimento de diversas atividades de voluntariado direcionadas aos jovens participantes, com foco na diversidade cultural e na cidadania ativa.

 

parceirosHands4you

 

O projeto europeu VIDA YOUTH, dinamizado no âmbito do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia, teve como foco a prevenção da violência no namoro entre os jovens. Decorreu entre 01 de setembro de 2016 e 30 de agosto de 2018 e resultou de uma parceria entre entidades de vários países: Portugal – SOPRO; Espanha – MAD | UCAM; Itália – Tender | Associazione Culturale Communia, Grécia – Responsible Citizens; Chipre – Eurosuccess; e República Checa – Komunikujeme.

 

proj yes

 

O projeto YES – “Youth Exchange for Solidarity” foi um intercâmbio promovido pela SOPRO no âmbito do Programa Erasmus+, que envolveu mais quatro organizações de diferentes países: Itália (Associazione Sikanie); Espanha (Asociación Estrella Azahara); França (Ensemble Scolaire Saint Joseph Toulouse) e Grécia (Responsible Citizens).

 

O intercâmbio destinou-se a jovens com menos oportunidades entre os 14 e os 18 anos e realizou-se em Barcelos e Braga (Portugal) de 18 a 25 de junho de 2017, envolvendo 30 participantes e 8 líderes juvenis.

 

O YES teve como objetivos o desenvolvimento de competências, como a participação ativa, cidadania e de transformação da atitude perante o percurso escolar através das ferramentas universais e atrativas do desporto e do voluntariado.

 

O projeto YORIE – Young and Old for Regional Identities in Europe (2013 – 2015), resultou de uma parceria internacional entre entidades de distintos países europeus (Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia e Turquia), no âmbito do Lifelong Learning Programme e Programa Grundtvig da Comissão Europeia.

 

O projeto tinha como objetivo promover e potenciar a construção de uma identidade europeia baseada na reemergência das identidades regionais, sustentando esse trabalho no apoio intergeracional para o desenvolvimento pessoal de jovens adultos. A par disto, o projeto tem como objetivo proporcionar a aquisição de competências essenciais em ambientes não-formais e informais, como um caminho não-tradicional orientado para a educação e o emprego.

 

Projetos terminados Erasmus+