AMOR NÃO TEM IDADE

Em 2020 surgiu na SOPRO o projeto “Amor Não Tem Idade” coordenado e dinamizado por um grupo de 9 jovens voluntários. Este é um Projeto de Solidariedade que pretende colmatar duas necessidades existentes no concelho de Barcelos: o progressivo envelhecimento e solidão da população barcelense e a procura dos jovens terem uma participação ativa na sociedade, nomeadamente através do voluntariado, nem sempre encontrando respostas adequadas para tal.

 

O projeto procura dessa forma combater a solidão e o isolamento social da população mais envelhecida de Barcelos, através de práticas participativas e intergeracionais, tendo em vista a estimulação motora e cognitiva desta, de forma a contribuir para um Envelhecimento mais Ativo. É pretendido alcançar a população mais envelhecida, através de um voluntariado contínuo e comprometido dos jovens barcelenses, apoiando as poucas respostas existentes na luta contra a solidão. Desta forma desejamos, através de diversas atividades, como por exemplo visitas semanais, que haja um maior acompanhamento dos idosos, assim como a sinalização de casos não detetados de carências sociais de primeira necessidade.

 

O projeto foi financiado em duas diferentes fases pelo Corpo Europeu de Solidariedade com um financiamento de 7.644€ em cada uma das fases. Neste momento foram submetidas candidaturas ao Programa Cidadãos Ativ@s da Gulbenkian e ao Programa Mais Ajuda do Lidl.

 

O projeto encontra-se a acompanhar de momento cerca de 15 idosos, contando com cerca de 35 voluntários inscritos. Contudo existe uma série de idosos já sinalizados para integrar o projeto assim como um elevado interesse de potenciais futuros voluntários.

 

Acompanhe o projeto em: Facebook  | Instagram.