BANCO DE MANUAIS E MATERIAL ESCOLAR

Até 3 de setembro agende através do 253 837 259, a sua candidatura ao Kit de Material Escolar e/ou a sua doação de material e/ou manuais escolares.

 

Apresente os seguintes documentos para se candidatar ao kit de material escolar:

  • Comprovativos de todos os rendimentos auferidos – vencimentos, bolsas, subsídios, apoios, etc.
  • Comprovativos de despesas fixas mensais – rendas, empréstimos bancários, água, eletricidade, farmácia, educação, transportes, comunicações, etc.
  • Cartão de cidadão de todos os elementos do agregado – ou outro documento de identificação;
  • Declaração de IRS;
  • Comprovativo do IEFP de desemprego – se aplicável.

A população do Concelho de Barcelos é prioritária na atribuição de manuais e material escolar, mas Agrupamentos de Escolas, IPSS e outras associações são também apoiadas neste projeto.

 

Se em 2019 a SOPRO doou livros e materiais escolares a cerca de 150 famílias, possibilitando o acesso à educação através de uma rede de partilha que fomenta a solidariedade e a reutilização, em 2020 a SOPRO quer aumentar o alcance deste projeto.

 

Para entregar o seu material e/ou manuais escolares, novos e/ou usados deverá fazer o agendamento da sua doação através do 253 837 259 ou geral@sopro.org.pt.

 

 

O Banco de Manuais e Material Escolar da SOPRO destina-se a apoiar famílias, escolas, IPSS e associações de solidariedade, através da troca gratuita de manuais escolares. Para os casos referenciados a SOPRO garante um kit de material escolar adequado ao ano escolar do estudante.

 

 

Consultar o regulamento

 

O Banco de Material Escolar (BME) da SOPRO permite que as crianças e jovens barcelenses mais vulneráveis tenham acesso a manuais e materiais escolares gratuitos, esbatendo assim desigualdades existentes a nível escolar e promovendo uma escola mais inclusiva. O BME assume-se como um projeto de apoio às famílias no que concerne aos encargos escolares, tornando-se tanto um potenciador da escolarização como um promotor de enormes benefícios ecológicos e económicos, pois promove a reutilização dos manuais, permitindo uma enorme poupança de recursos e minimizando o desperdício ambiental.

 

Para garantir a sustentabilidade do Banco de Manuais e Material Escolar da SOPRO as doações de manuais e material escolar novo e/ou usado em boas condições de ser reutilizado, é fundamental. Os manuais escolares atuais em Portugal são disponibilizados para os estudantes portugueses. Os manuais em bom estado, mas que já não podem ser usados em Portugal, são enviados para Moçambique. Todo o material que não possa ser reutilizado é enviado para reciclagem e o valor desta será para adquirir material escolar novo para doar aos Afilhados da SOPRO em Moçambique.

 

Mais informações através do 253 837 259 ou geral@sopro.org.pt.

 

Banco de Manuais e Material escolar
Banco de Manuais e Material escolar
bolsa solidaria

Bolsa solidária de recursos

Projeto concelhio

O Banco de Material Escolar da SOPRO integra o projeto da Bolsa Solidária de Recursos da Rede Social do Município de Barcelos.